Boletins

RETENÇÃO CSRF 4,65% - ALGUMAS ORIENTAÇÕES

Prezados clientes,

Orientações e esclarecimentos sobre a retenção da CSRF - 4,65%.

OS PAGAMENTOS efetuados pelas pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas, pela prestação de serviços relacionados a seguir, estão sujeitos a retenção na fonte da CSSL, COFINS e PIS, desde o valor da retenção seja superior a R$ 10,00.

O prestador do serviço deve mencionar em suas notas fiscais “SERVIÇO SUJEITO A RETENÇÃO DOS 4,65% CONFORME LEI 10.833/2003” e o responsável pela retenção será o tomador do serviço no momento do pagamento da Nota Fiscal.

Esta retenção aplica-se inclusive aos pagamentos efetuados por associações, inclusive entidades sindicais, federações, confederações, centrais sindicais e serviços sociais autônomos; sociedades simples, inclusive sociedades cooperativas; fundações de direito privado e condomínios edilícios.

O valor da retenção será de 4,65% do valor dos serviços, conforme Lei municipal considera-se preço do serviço a receita bruta a ele correspondente, sem nenhuma dedução, excetuados os descontos ou abatimentos concedidos independentemente de qualquer condição. Sendo correspondente a:  3% de COFINS, 0,65% de PIS e 1% CSLL.

As retenções serão efetuadas:

I - sem prejuízo da retenção do imposto de renda na fonte das pessoas jurídicas sujeitas a alíquotas específicas previstas na legislação;

e II - sobre qualquer forma de pagamento, inclusive os pagamentos antecipados por conta de prestação de serviços para entrega futura.

As retenções não se aplicam: 

às entidades da administração pública federal sendo estas as empresas públicas, 

sociedades de economia mista 

e demais entidades em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, e que dela recebam recursos do tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execução orçamentária e financeira na modalidade total do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, bem como aos órgãos, autarquias e fundações dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

SERVIÇOS SUJEITOS A RETENÇÃO PIS/CSLL/PIS

Para fins da retenção estão sujeitos os serviços:

1. de limpeza, conservação ou zeladoria sendo eles: serviços de varrição, lavagem, enceramento, desinfecção, higienização, desentupimento, dedetização, desinsetização, imunização, desratização ou outros serviços destinados a manter a higiene, o asseio ou a conservação de praias, jardins, rodovias, monumentos, edificações, instalações, dependências, logradouros, vias públicas, pátios ou de áreas de uso comum;

2. de manutenção sendo eles: todo e qualquer serviço de manutenção ou conservação de: edificações, instalações, máquinas, veículos automotores, embarcações, aeronaves, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer bem, quando destinadas a mantê-los em condições eficientes de operação, exceto se a manutenção for feita em caráter isolado, como um mero conserto de um bem defeituoso;

3. de segurança e/ou vigilância sendo eles: serviços que tenham por finalidade a garantia da integridade física de pessoas ou a preservação de valores e de bens patrimoniais, inclusive escolta de veículos de transporte de pessoas ou cargas;

4. administração de bens ou negócios em geral (exceto consórcios ou fundos mútuos para aquisição de bens);

5. advocacia;

6. análise clínica laboratorial;

7. análises técnicas;

8. arquitetura;

9. assessoria e consultoria técnica (exceto o serviço de assistência técnica prestado a terceiros e concernente a ramo de indústria ou comércio explorado pelo prestador do serviço);

10. assistência social;

11. auditoria;

12. avaliação e perícia;

13. biologia e biomedicina; 14. cálculo em geral;

15. consultoria;

16. contabilidade;

17. desenho técnico;

18. economia;

19. elaboração de projetos;

20. engenharia (exceto construção de estradas, pontes, prédios e obras assemelhadas);

21. ensino e treinamento;

22. estatística;

23. fisioterapia;

24. fonoaudiologia;

25. geologia;

26. leilão;

27. medicina (exceto a prestada por ambulatório, banco de sangue, casa de saúde, casa de recuperação ou repouso sob orientação médica, hospital e pronto-socorro);

28. nutricionismo e dietética;

29. odontologia;

30. organização de feiras de amostras, congressos, seminários, simpósios e congêneres;

31. pesquisa em geral;

32. planejamento;

33. programação;

34. prótese;

35. psicologia e psicanálise;

36. química;

37. radiologia e radioterapia;

38. relações públicas;

39. serviço de despachante;

40. terapêutica ocupacional;

41. tradução ou interpretação comercial;

42. urbanismo;

43. veterinária.

44. serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, aplica-se, inclusive quando tais serviços forem prestados por empresa de factoring.

RECOLHIMENTO

Os Valores retidos deverão ser recolhidos pela pessoa jurídica que efetuar a retenção, até o último dia útil do segundo decêndio do mês subsequente àquele em tiver ocorrido o pagamento.

Exemplo: Pagamento efetuado ao fornecedor em 22/06. O mês encerra em 30/06. O último dia útil do segundo decêndio subsequente para pagamento do DARF é 20/07.

HIPÓSTESES EM QUE NÃO HAVERÁ RETENÇÃO DO PIS/COFINS/CSLL

Não será exigida a retenção na hipótese de pagamentos efetuados a:

I- empresas estrangeiras de transporte de valores;

II- Pessoas jurídicas optantes pelo SIMPLES NACIONAL não estão sujeitas a retenção na fonte nem estão obrigadas a fazer a retenção. Entretanto, deverão apresentar, a cada pagamento, à pessoa que prestar serviço, DECLARAÇÃO, na forma do modelo constante do Anexo I, em 2 (duas) vias, assinadas pelo representante legal.

A fonte pagadora deverá arquivar a 1.ª via da Declaração, que ficará à disposição da Secretaria da Fazenda Federal, devendo a 2.ª via ser devolvida ao interessado, como recibo. Lembrando que a responsabilidade da retenção é a do tomador dos serviços.

PROVIDÊNCIAS POR PARTE DO CLIENTE

Nossos clientes deverão fornecer-nos via e-mail: simone@precisaocontabilidade.com.br ou pelo malote, a nota fiscal a qual foi efetuado o pagamento com retenção dos 4,65%, essa envio será feito na data do efetivo pagamento da nota fiscal com a retenção.

PROVIDÊNCIAS POR PARTE DA PRECISÃO

De posse das notas fiscais enviadas pelo cliente, a Precisão Escritório contábil deverá registrar as informações individualizadas de cada prestador de serviço em arquivo próprio, para fins de:

Emitir e encaminhar os DARF’S ao cliente;

Elaborar as DCTF’s entregues mensalmente a Receita Federal;

Elaborar as DIRF’s e as Declarações a serem instituídas pela Secretaria da Receita Federal relativas as retenções;

Elaborar os comprovantes de Rendimentos pagos e dos Tributos retidos na fonte, cujos modelos deverão ser instituídos pela Secretaria da Receita Federal, para entrega aos prestadores de serviços.

 




Clicando em "Aceitar" você concorda com todas as nossas políticas de privacidade. Detalhes Aceitar